http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Mundo de Estadios - Giuseppe Meazza / San Siro
publicado por FMBP a sábado, 19 de julho de 2008




Cá estou eu para apresentar mais um estádio e revelar alguns detalhes do mesmo...O estádio de hoje é o estádio de duas das minhas equipas favoritas (AC Milan e Inter Milan)...obviamente já sabem que estádio estou a falar : Giuseppe Meazza (nome oficial)/San Siro (nome original)...



Este estádio localizado em em Milao (camara municipal de Milão é a dona do estádio), mais precisamente no concelho de San Siro (daí o primeiro nome do estádio) começou a ser onstruido em 1925 e foi inaugurado em Setembro de 1926 num jogo entre as duas equipas da cidade em que o Inter saiu vencedor por 6-3!!

Nos primeiros tempos o estádio pertenceu apenas ao AC Milan, contudo mais tarde o Inter conseguiu o direito de partilhar o estádio!


Os adeptos do Inter chamam ao seu Estádio Giuseppe Meazza pois este jogador que representou as duas equipas teve mais sucesso na equipa Nerazzura do que na Rossonora cujos adeptos tratam o estádio por San Siro de modo a não vangloriar o seu adversário!

O estádio devido á sua idade foi renovado por variadissimas vezes, em quase todas essas remodelações a lotaçao do estadio foi alterada:

-Inicialmente a lotação do estádio era de 26,000 pessoas,contudo com o passar dos anos e a grande afluencia das pessoas aos jogos das equipas locais e da Squadra Azzurra quando aí jogava a lotação teve de ser aumentada (alargando as bancadas de fundo e utilizando os cantos do estadio para colocar pessoas) e dados apontam para mais de 125,000 pessoas terem assistido a certos jogos (exemplo Italia 3 - Brasil 0 25 Abril 1952)
-Contudo depois do acidente no estadio Heysel reduziram a capacidade para 90,000 pessoas (motivos de segurança)
-Em 1987 o governo italiano deu 30 Milhoes de dolares para obas e renovaçoes tendo em vista o Campeonato do Mundo que se iria realizar em Italia contudo esse valor teve de ser largamente ultrapassado (mais que duplicou)
-em 1990 após a conclusão do 3º anel o estadio ficou com 88,500 lugares sentados
-2002 foi criada a Sky Box (20 camarotes para 200 pessoas) e 400 lugares sentados para jornalistas
- em 2003 algumas renovações levaram a nova redução da capacidad para 85,700
-Na proxima renovação vão tentar colocar 3º anel no lado este do estádio contudo teriam de comprar os terrenos pertencentes ao Hipodromo de Milão.

Neste mitico estádio já foram realizados grandes Jogos, contudo e por razões mais que obvias, qualquer Inter vs Milan ou Milan vs Inter é Histórico e unico e apaixonante

Tal como muitos outros estádios este não serve apenas para jogos de futebol e é muito utlizado para concertos (nomes como Bob Marley, Santana, Michael Jackson,U2, etc...já ali deram os seus espectaculos). Em 1961 foi realizado um combate de Boxe na presença de 62000 pessoas...

Agora é a casa de Mourinho,Kaka, Ronaldinho, etc...

Vou deixar aqui algumas fotos e videos deste maravilhoso estádio, que tem mais que muitas histórias para contar!!








Abraço FMBP

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

Blogger Lumo ™ Comentou...
Sem dúvida um grande estádio.
para a próxima podias falar do maior estádio do mundo, o do Maracanã, que alberga mais de 200 000 pessoas.
Sayonara!!
19 de julho de 2008 às 16:24