http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Esquema tático do Real Madrid
publicado por Esquemas Táticos a sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Neste post exclusivo para o Portal Futebol, apresentaremos algumas disposições táticas observadas na pré-época do Real Madrid.

A observação da pré-época do Real Madrid permite-nos fazer algum especulações acerca do esquema tático e dos jogadores que o técnico Manuel Pellegrini utilizará na sua formação principal. Vamos apresentar os desenhos táticos que foram por nós observados nesses jogos.

O 4-2-3-1. Cristiano Ronaldo e Kaká

Nessa formação, observada durante o amistoso contra o Borussia Dortmund, o técnico Manuel Pellegrini armou o esquema tático colocando Kaká e Cristiano Ronaldo vindo de trás em velocidade e com a bola dominada, a melhor característica deles.

(Clique na imagem para ampliar)

Na defesa, Lass foi o lateral-direito, Albiol o zagueiro pela direita, Metzelder o zagueiro pela esquerda e Marcelo o lateral-esquerdo. Em tese, Marcelo teria mais liberdade para atacar, garantido pelos volantes e pelo lateral-direito mais recuado. Mas, na prática, o Borussia Dortmund explorou aquele lado e impediu os avanços mais incisivos dele. A entrada de Michel Salgado (que estava machucado no dia do jogo) ou Sérgio Ramos não muda muito esse cenário, já que são mais defensivos que ofensivos.

No meio-campo, dois volantes. Um marcador (o zagueiro Pepe, mas que também atua como volante na seleção portuguesa) e um armador (Xabi Alonso), mas que também marca bem. A vantagem de se ter um armador jogando recuado é a menor pressão que ele sofre dos marcadores do time adversário. À frente dos volantes, três meias: Granero, Kaká e Cristiano Ronaldo. Os três voltam para ajudar a marcação e também chegam ao ataque, além de trocarem de posição constantemente. Qualquer um deles pode aparecer como atacante ao lado de Benzema, o único atacante de ofício do time, mas que não joga isolado na frente por causa da aproximação de um dos três.

O 4-4-2. Dois atacantes e dois meias ofensivos

Na formação 4-4-2, apresentada contra a LDU, o Real Madrid apresenta uma formação ainda mais ofensiva. Manuel Pellegrini está, obviamente, testando as formações que vai utilizar em momentos que podem aparecer durante os campeonatos a serem disputados e em situações de jogo específicas. Contra times menores, esse 4-4-2 poderá ser utilizado sem problemas, já que o time terá mais posse de bola e deve criar mais situações de gol jogando no campo do adversário. Nesse caso, quanto mais jogadores técnicos estiverem em campo melhor, já que o passe certo torna-se um quesito indispensável, para evitar bolas perdidas e contra-ataques com a equipe aberta.

(Clique na imagem para ampliar)

A defesa tem o mesmo formato: um lateral mais preso e outro mais livre para atacar. Mas o sistema defensivo não. O volante armador, mais técnico, joga à frente do volante marcador, para trocar bolas no campo de ataque.

Os meias abertos pelas pontas chegam frequentemente ao ataque, pelos lados e em diagonal pelo centro, e buscam os dois atacantes fixos.

No esquema representado no desenho, Robben pode dar lugar a Kaká e Xabi Alonso deve entrar no lugar de Guti. O que é importante observar, entretanto, é o caráter extremamente ofensivo desta formação.

Jogo contra o Rosenborg: 4-2-3-1 com Raúl

Contra o Rosenborg, o técnico Manuel Pellegrini armou seu time também no 4-2-3-1, mas, diferentemente do primeiro esquema tático analisado, com Raúl no lugar de Granero. A equipe perde em recomposição na marcação no meio-campo, mas ganha a possibilidade de se modificar o sistema tático para o 4-2-2-2 com dois centroavantes, deslocando-se Raúl para o ataque.

(Clique na imagem para ampliar)

A defesa jogou com Arbeloa (lateral-direito), Albiol (defensor pela direita), Garay (defensor pela esquerda) e Marcelo (lateral-esquerdo). Como nos demais esquemas táticos analisados, Marcelo tem mais liberdade para avançar pela esquerda, embora na formação com Arbeloa, o Real Madrid tenha feito jogadas com o lateral-direito. Além disso, com Lass Diarra como volante o time ganha em poder de marcação no meio.

Assim, o meio-campo teve como volantes Lass e Xabi Alonso. Lass como volante de marcação e Xabi Alonso como o volante-armador. Kaká (direita), Raúl (centro) e Cristiano Ronaldo (esquerda) foram os meias atacantes. Na verdade, Raúl pode ser um meia que auxilia na criação de jogadas e recua mais que Kaká e Cristiano Ronaldo quando o time perde a bola. E, como dissemos, pode apresentar-se como um segundo centroavante, ao lado de Benzema, se for necessário.

No ataque, Benzema é o único centroavante. Mas nunca joga isolado porque Kaká chega pela direita e Cristiano Ronaldo pela esquerda, como pontas ou em diagonal pelo centro. Além da aproximação constante de Raúl.

Leia também:

Esquema tático do Atlético de Madrid.

Esquema tático do Liverpool.

Esquema tático do Tottenham.

Esquema tático da Internazionale de Milão. Primeira rodada do Campeonato Italiano.

Esquema tático do Liverpool.

Esquema tático do Tottenham.

Esquema tático do Milan. Pré-temporada 2009/2010.

VÍDEO: análise do esquema tático do Barcelona.

VÍDEO: Esquema tático do Manchester United.

Análise tática do Manchester United Campeão Inglês 2009.

Análise tática do Barcelona Campeão Espanhol 2009.

Análise tática da Internazionale de Milão Campeã Italiana 2009.

Análise tática do Wolfsburg Campeão Alemão 2009.

VÍDEO: Animação gráfica com as variações táticas da Holanda de 74.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. Holanda 2 x 0 Uruguai. Análise tática.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. VÍDEO: Análise tática da Seleção Brasileira da Copa de 1982.

INTERATIVO: Esquema tático da Seleção Brasileira de 1982. Análise tática interativa.

* Mais análises táticas de seleções e de clubes europeus, brasileiros e sul-americanos, além de seleções e jogos históricos, podem ser encontradas no blog Esquemas Táticos.

Etiquetas: , , , , ,

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]